top of page
Foto do escritor Ingrid Osternack

5 dicas sobre ilustração infantil

Atualizado: 23 de jul. de 2019




Desde que eu era pequena, meu sonho sempre foi trabalhar com desenho e arte. A vontade de trabalhar com ilustração apareceu lá pela minha adolescência. Mesmo assim, demorei alguns anos para conseguir alcançar esse objetivo. O importante é ter foco e, mesmo que dê pequenos passos, um dia chegará ao seu objetivo.


Abaixo listo algumas dicas que podem ser úteis. Para saber mais, clique na aba E-book do blog e baixe meu livro a respeito da carreira de ilustrador. Lá dou muitos outros detalhes.


Desenhar e ilustrar: como em qualquer outro tipo de trabalho, a pessoa precisa ter interesse e habilidade no assunto. Mesmo que no início os desenhos não fiquem tão bons, é tudo uma questão de tempo. Se você desenhar todos os dias, no final de um ano já estará desenhando infinitamente melhor do que no início. E tudo o que precisa é de papel e lápis. Se já tem habilidade, poderá focar em alguns temas e no final de algum tempo terá muito material para produzir seu portfolio.


Portfolio: tão logo tenha desenvolvido uma série de desenhos, prepare o seu portfolio. Pense nos temas que as histórias infantis costumam abordar e prepare algumas ilustrações sobre os mesmos.


Valores (I): se um trabalho vai contra seus princípios, você tem todo o direito de recusá-lo, sem culpa.


Valores (II): aqui estou falando de remuneração. Evite fazer trabalhos gratuitos em troca de exposição. Analise quem está lhe pedindo. Valorize o que faz. Comece como quer continuar.


Críticas: Infelizmente nem sempre você agradará todo mundo. Tem quem goste do verde e tem quem goste do rosa. Quando criticado, analise se há fundamento, quem fez a crítica e, bem importante, se é cliente ou concorrente. Rsrs…


Por fim, mas não menos importante: a ilustração é fundamental em livros, artigos e textos, principalmente onde uma foto não consegue explicar ou acompanhar o tema. É preciso ‘pensar fora do quadrado’, fazer estudos, brainstorming, ser criativo. Por isso o trabalho do ilustrador é tão essencial que não será, na minha opinião, facilmente substituído. 🙂


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page