Carta de minha aluna Márcia

Olá, queridos!


Hoje queria compartilhar uma mensagem que recebi de uma aluna que publicou no livro Receitas Ilustres de Natal.


Como Márcia não poderá participar da Live de Lançamento, no dia 18 de novembro (19h), pois está viajando com a família, me enviou a mensagem abaixo a fim de participar contando sua história. :-)

 

Oi Pessoal! Oi querida Ingrid!


Deixando aqui meu recadinho, pois, infelizmente, não poderei participar presencialmente do encontro!


Ainda bem que existem as palavras e a voz, agora protagonizada pela inspiradora Ingrid, para que aconteça esta conexão, ainda que eu esteja longe!


Bem... Foi através do aplicativo Instagram que eu tive a grande oportunidade de conhecer esta incrível Ilustradora, sua página, suas belíssimas produções, vídeos, ensinamentos, enfim, toda uma gama de conhecimentos e criação, que culminaram na linda marca registrada chamada Ingrid Osternack.


Essa conexão, no aplicativo, me pegou em um momento muito difícil da minha vida. Havia perdido o meu pai, meu grande herói, no final de 2019, o que acabou me afastando de muitas coisas às quais eu estava realizando e faziam sentido para mim. Fiquei “sem chão”. Encontrava-me extremamente fragilizada emocionalmente, ao ponto de eu me inscrever no Curso online de Ilustração Infantil Ateliê Ilustre, praticamente no último instante em que seria encerrada a participação no mesmo. Era como se a Ingrid estivesse me falando: “Participe! O curso vai te fazer bem!” Vejam só, venci a desmotivação e dei o primeiro passo rumo “a uma guinada em minha VIDA”, com todas as letras maiúsculas; fiz minha inscrição!


E não é que o curso me ajudou mesmo? Claro, estamos todos vivendo momentos de profunda introspecção! A pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo em que nos separou fisicamente e deixou sequelas internas e externas, também proporcionou o aparecimento de várias ideias e possibilidades de interação, interlocução e interseção, através da internet, que se transformaram, também, em processos de cura. Foi o meu caso, durante a realização do curso. Eu me agarrei a essa oportunidade e pude colocar no campo da criação, cujo tema foi Receitas de Natal, a importância do protagonismo das crianças no mundo de hoje! Minha vivência na educação me pedia para colocá-las em evidência. Enquanto eu desenhava as crianças de diferentes nacionalidades, foi crescendo dentro de mim a necessidade de dizer a cada uma delas: você é importante!


Elas, mais do que ninguém, merecem todo nosso amor e carinho não importando como são, onde e como vivem! A minha ilustração deveria evidenciar o quanto as crianças são merecedoras de sorrisos, em meio a tantas tempestades às quais estamos passando.

Cada criança importa na invisibilidade em que muitas tiveram que estar, especialmente, quando as escolas precisaram fechar as suas salas de aula. Eu sabia que muitas delas, por não terem acesso a um computador, notebook, internet, tiveram que trocar o aprendizado proporcionado nas escolas por meios de sobrevivência. Eu mesma vi muitas crianças, na condição de moradoras de rua, pedindo ou vendendo coisas em esquinas e sinais de trânsito na cidade onde moro, lutando pelo pão nosso de cada dia. Todo o contexto de transformação social mexeu muito comigo, pois sou professora.


Enfim, na minha percepção, através desse singelo desenho, feito com lápis de cor, colagem e aquarela, quis passar a visão de uma noite de Natal mágica! Pensei em um céu cheio de estrelinhas, com diferentes crianças, unidas e felizes, ao redor de uma árvore enorme, recheada com gostosos e saborosos morangos, saídos de uma receita muito especial chamada ESPERANÇA! Foi algo surreal!


O resultado me faz agradecer imensamente a você, querida Ingrid, que se tornou remédio de ternura e força em minha vida! Não imagina o quão imenso é o seu dom, que ultrapassa o precioso saber como ilustradora ao ponto de ganhar nossos corações, com toda a sua dedicação, atenção e empenho! Receba aqui, então, o meu carinhoso abraço e o meu muito obrigada!


Realmente ver o livro pronto nos remete à condição de dizer: valeu a pena fazer o curso da Ingrid, pois resultou em uma produção encantadora e recheada de trabalhos incríveis! Parabéns a todos! Tenho certeza que nosso 2022 será um ano de transformação para todos nós, rumo a um mundo melhor, mais humano e mais criativo, pois ganhamos asas do Ateliê Ilustre para voar!


Feliz Natal a todos, recheado de morangos apetitosos e sorrisos de solidariedade! E que todas as luzes, presentes em nossas ilustrações, sejam sinais de fé e certeza de que nossos sonhos serão realizados!


Carinhosamente, Márcia


Ilustração que Márcia fez para o livro Receitas Ilustres de Natal

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo