top of page

Vivência do Ilustrador - Jacira

Jacira da Costa, minha aluna da Vivência do Ilustrador, responde a algumas perguntas que fiz sobre a Vivência do Ilustrador, que é o processo de ilustrar para um livro infantil que ofereço para meus alunos. Jacira já participou de dois livros na Vivência: Doces Ilustres e Brincadeiras de Criança, este último lançado em Setembro/2022.


Como foi o processo?


Primeiramente, quando recebi a proposta da vivência da Ingrid, fiquei a pensar no que eu gostaria de escrever e, associado a isso, imaginar o que eu gostaria de ilustrar. Então, pensei sobre o faz de conta que faz parte da infância e do brincar. Quando eu era pequena, gostava de brincar de piquenique com minhas colegas de infância. E como tenho três sobrinhas-netas, pensei em coloca-las na ilustração.


Como era antes de começar a Vivência, e o que aprendeu?


Eu participei do primeiro projeto que foi o “Doces Ilustres” e nessa fase eu ainda estava iniciando no curso e ainda não tinha muito envolvimento e treinamento das técnicas, dos materiais, da composição, entre outros. Com o avançar do curso, comecei a treinar mais e aproveitar mais do meu tempo para estudar mais sobre a ilustração. Eu posso considerar que avancei e cresci. Pude observar o meu processo de amadurecimento entre uma ilustração e outra.


Por que essa vivência foi importante?


A vivência foi importante pra mim, primeiramente porque aprendi sobre todo o processo da publicação, desde o início do projeto, sobre o tema, as fases de elaboração do esboço, a fase de elaboração da ilustração, o cumprimento da agenda de entrega, o envio para a gráfica, a catalogação e a divulgação para a venda.


Como se sente com a ilustração publicada?


Como um sonho realizado. E acredito que eu comecei a me inspirar muito mais, e principalmente, quando conheci a história de outros ilustradores. Tenho pensado em alguns projetos futuros, principalmente na publicação de livros de minha autoria e ilustração. Estou preparando alguns esboços. Inclusive estou preparando uma ilustração de um livro infantil com autoria de minha prima.


Qual foi a transformação ou impacto que houve em sua vida com essa experiência?

A transformação veio com a inspiração de realizar novos projetos e talvez uma possível transição profissional. É o que eu tenho buscado nesses últimos meses.




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page