A produção do livro infantil ilustrado




Produzir um livro infantil – de cabo a rabo – é um processo cheio de detalhes. Muitas vezes não nos damos conta da quantidade de trabalho que isso exige.


Para começar, muitas são as horas que o autor emprega para escrever o seu texto, refinar a escrita, observar ortografia, gramática, sintaxe, etc, até que tenha a possibilidade de enviar seu livro para uma editora. Atualmente, é possível também fazer uma auto-publicação, tanto digital como livro físico.


A auto-publicação, ou publicação autoral, aumentou muito na última década. Autores que enviavam originais para editoras e estavam cansados de aguardar por uma resposta, encontraram a solução para seu problema com a publicação autoral. Por isso, quando o ilustrador sabe como executar todo o processo de publicação de um livro, as suas possibilidades de trabalho aumentam.


Porém, produzir o livro físico é um processo longo, às vezes um pouco demorado, e que requer alguns conhecimentos técnicos. Há editoras que planejam livros meses - e até anos - antes do lançamento - e tem uma grande equipe. Porém, quando um ilustrador conhece todo o processo, pode diminuir em muito esse tempo.


O trabalho de um livro começa com o texto. Quando um escritor ou uma editora envia o texto para o ilustrador, esse texto já passou por critérios e definições: o texto tem apelo comercial, se encaixa em alguma área de interesse, qual será o tamanho do livro e o número de páginas? Além disso, são levados em consideração vários aspectos, como faixa etária, posicionamento de mercado e, é claro, custo.


O ilustrador, quando recebe o texto, passa a preparar as imagens que compõem a narrativa visual da história. Ilustrações também contam histórias, e a composição, os personagens, o cenário, entre outros aspectos, podem vir a narrar essa história sob vários pontos de vista, que podem complementar, enfatizar e até divergir do texto. Por isso, não basta somente saber desenhar. É importante saber 'ilustrar', isto é, narrar a história de modo visual. Você já parou para pensar que, às vezes, a ilustração conta mais que o texto?


Por que isso?


Porque muitas crianças "leem" o livro somente através das imagens. Se um adulto lê para uma criança, ela ouve e acompanha a história através das imagens. Se ninguém lê para ela, e ela ainda não for alfabetizada, ela vai compor a sua própria história a partir das imagens. Não é fantástico o trabalho do ilustrador infantil? :-)


Porém, se o ilustrador desenha mas não 'narra visualmente', como a criança poderá entender o que se passa?


Enquanto faz o trabalho de ilustração, o profissional passa por várias etapas, das quais já falei aqui no blog. Depois que o ilustrador termina as ilustrações, parece que já foi feito quase tudo. Mas na verdade, ainda há muito trabalho, e não estou falando nem da parte comercial, somente da parte técnica.


Após as ilustrações terem sido feitas, se forem com técnicas tradicionais como lápis de cor, aquarela ou acrílica, por exemplo, aí começa o trabalho de ajustes de imagens, que requer bastante tempo e dedicação. O também texto passa por revisão várias vezes, é diagramado de forma que imagem e texto trabalhem em harmonia, há escolha de cores, fontes, layout, posicionamento, etc...


Muitas pessoas ficam surpresas com o trabalho que dá produzir um livro. Entretanto, esse trabalho é muito recompensador. Você já parou pra pensar que o livro infantil é um dos primeiros contatos da criança com o mundo da arte, da ilustração, da literatura?


Por isso, acredito que cada dia mais devemos valorizar o trabalho não só do ilustrador e do escritor, mas também de quem faz o livro acontecer, ou seja, toda a equipe que trabalha por trás dessa produção tão magnífica que é o livro infantil ilustrado.


Bom fim de semana!

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

As 3 coisas que devemos fazer na vida

Eu não sei se você chegou a ler minhas postagens anteriores, mas alguns de meus alunos (nesse caso, somente alunas aceitaram o desafio) e eu estávamos produzindo um livro de receitas, onde cada uma de

E-book das alunas publicado!

Essa semana publicamos o e-book com as ilustrações e com as receitas das alunas do curso Ateliê Ilustre. Prestigie o trabalho delas adquirindo o livro por apenas R$ 3,99. Nossa intenção era disponibil