Ilustrador também faz cenografia?
top of page

Ilustrador também faz cenografia?

Nessas últimas três semanas estive trabalhando em alguns painéis cenográficos para o musical “A Jornada dos Guardiões”, que acontecerá nos dia 5, 6 e 7 de julho, na Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba.

A peça se trata de uma aventura com crianças – os guardiões – e as cenas se passam em um navio pirata e uma pequena vila. Não é possível ver na foto, mas cada painel tem frente e verso, de um lado com as imagens representando o navio, e do outro a vila. Os painéis giram e a porta do meio abre para que os atores passem por ela durante o musical. Um trabalho todo voluntário, realizado pelos membros da igreja. A escada, o timão e os coqueiros também foram executados por profissionais que frequentam a instituição.

Acima, o painel, a escada e a rede representam uma parte do navio e os outros dois painéis fazem parte da vila. Ainda serão acrescentadas flores 3D na floreira.

Imagem da porta do outro lado, representando o navio. Desculpem a foto torta.

Como eu só poderia pintar os painéis quando já estivessem montados, foi necessário aguardar para que parte dos mesmos estivesse finalizada. Tão logo o primeiro ficou pronto, comecei a pintura. Porém, alguns foram instalados no cenário antes que eu terminasse os demais. Como estava atuando solo na pintura, tive que terminar os mesmos quando já estavam posicionados no palco. Por isso, na foto acima já estou trabalhando no local da apresentação. É possível perceber na foto os materiais que usei: esmalte a base d’água, rolinhos, pincéis e a famosa lona para proteger o chão, que é feito de laminado.

O esmalte a base d’água tem o inconveniente de ser muito brilhante, mas não tem cheiro, seca rapidamente e permite várias camadas sem muita espera entre elas.

É interessante observar que, quando mencionei várias áreas de atuação para o ilustrador em uma postagem anterior, não havia pensado na cenografia. Fui então surpreendida com esse convite para pintar painéis cenográficos. Foram muitas horas de empenho, mas, mais um vez, realizei um trabalho muito gratificante que me deixou muito feliz. 🙂

22 visualizações0 comentário
bottom of page