MANDAMENTOS DO ILUSTRADOR DE LIVROS INFANTIS
top of page

MANDAMENTOS DO ILUSTRADOR DE LIVROS INFANTIS




1. Digitalizarás a ilustração profissionalmente


Nessa era do smartphone, todo mundo tira fotos, edita e digitaliza documentos pelo celular. Porém, o celular não é o aparelho adequado para fazer a digitalização de uma imagem que será impressa graficamente. O ideal é usar uma aparelho profissional, o scanner. Caso não tenha scanner em casa, há empresas que fazem esse trabalho e não custa mais que 10 reais. Se de fato queremos trabalhar com ilustração, devemos atuar profissionalmente.


2. Jamais utilizarás o Whatsapp no processo de digitalizar ou enviar a ilustração


O whatsapp diminui a resolução da ilustração, mesmo que tenha sido feita em scanner profissional. A imagem que você faz em A4 vai ficar do tamanho de uma figurinha depois que você enviar pelo Whatsapp.


3. Entregarás a ilustração no formato solicitado


O melhor formato para entregar sua ilustração é em jpg de 300 dpi. Por que isso?

Porque o jpg compacta o arquivo de imagem, fazendo com que não fique tão pesado, mas ao mesmo tempo não perde em qualidade.



A resolução mínima para a impressão de uma imagem é 300 dpi, pois o processo gráfico é diferente de uma imagem vista na tela. Caso contrário, a imagem poderá ficar pixelada.


4. Não usarás tinta dourada ou metálica nas ilustrações


Alguém pode argumentar: mas existem impressões com tinta dourada. Sim, de fato, mas não é que seja proibido. O problema é que, no processo gráfico, esse tipo de tinta não pode ser reproduzido pela impressora Offset. Tem que ser um processo adicional, que encarece muito a produção do livro infantil.


Por isso, ao usar esse tipo de tinta numa ilustração, pode dar a impressão de que desconhecemos o processo.


5. Jamais atrasarás a entrega de um trabalho


Não é porque trabalhamos na área considerada ‘artística’ que não devemos seguir prazos. Um ilustrador freelancer, se não seguir prazos, certamente não vai durar muito pouco no mercado de trabalho.


Eu vejo que muita gente quer trabalhar com ilustração. E às vezes me pergunto: será que querem mesmo ou será que é apenas porque pensam que vão ganhar dinheiro com um passatempo?


A verdade é que tem gente que, depois que vê como é preciso se dedicar e produzir, já não tem mais tanto interesse.


Sim, trabalhamos com o que amamos, mas há aqueles que dizem que querem trabalhar com ilustração, mas não se dedicam, não estudam, não se aperfeiçoam... e depois querem saber por que ninguém reconhece o talento deles.


Então, quando for ilustrar, planeje seu tempo para fazer o trabalho dentro do prazo estabelecido. Isso é importante, pois há clientes que preferem ilustradores que nem são tão ‘talentosos’, mas em quem podem confiar, e que vão entregar o trabalho na data prometida.


Lembre-se: dezenas de pessoas - uma equipe inteira - só estão dependendo do seu trabalho para começar o deles. Se você atrasar, quantas pessoas vão atrasar o trabalho delas também?


6. Não usarás materiais de baixa qualidade


Sim, entendo que materiais artísticos custam caro. Mas tudo custa.


Em qualquer profissão, você tem que investir em equipamentos, roupas, uniformes, etc... Um terno pode custar a mesma coisa ou muito mais que uma caixa de lápis de cor de qualidade.


Uma frigideira profissional, por exemplo, custa muito mais caro que vários materiais artísticos.


As pessoas investem muito mais em outras coisas que em materiais artísticos ou cursos de aperfeiçoamento. Tinta e lápis de cor podem parecer investimentos ‘fúteis’, porque estão associados a lazer. Mas duram muito, e investir em materiais de qualidade vai fazer com que o seu trablho tenha um resultado profissional e com que tenha mais clientes, gerando assim mais renda e também um fluxo constante de clientes.


7. Jamais colocarás data na ilustração.


Após um ano vai parecer velha - e ultrapassada. E isso só por causa da data.


O mesmo pode se aplicar à assinatura. Evite assinar em toda ilustração. Embora seja uma obra sua, os clientes não querem sua assinatura em tudo que pedem pra você fazer. Pergunte antes ou fique muito muito famoso. Aí sim os clientes vão querer mais a sua assinatura que o seu trabalho artístico.


8. Não copiarás o trabalho de outro profissional


Tenha seu estilo, tenha personalidade, seja único! Ser diferente às vezes tem mais repercussão do que ser o melhor.


Você pode até olhar referências para se inspirar, mas faça do seu jeito. Você quer ser conhecido pelo seu próprio nome ou como ‘discípulo de’?


9. Sempre deixarás espaço para o texto!


Quando fazemos uma ilustração, a mesma é baseada num texto. E parte desse texto vai na página. Não podemos ilustrar a página toda sem deixar espaço para o texto.


Onde a editora vai colocar o texto se o seu desenho estiver tomando a página toda?


10. Não te satisfarás somente com o bom


Busque melhorar, aprenda mais, veja o que fazem os ilustradores que tem bastante trabalho. Será que eles não tem um algo a mais que somente o 'talento'?


Não entendo por que quem desenha não tem interesse em se aperfeiçoar? Não é melhor fazer aprender coisas diferentes com outros profissionais? Por que nos resignamos ao fato de que basta 'talento' quando se trata de arte? Por que não buscar aperfeiçoamento?


Dedique-se. Continue a se aperfeiçoar e não ache que talento basta.


O trabalho do ilustrador é muito recompensador. É maravilhoso receber seu livro pronto e ver como ficou o resultado.


Mas não podemos parar. As tendências vem e vão, e temos que nos atualizar. E quanto mais soubermos sobre o assunto, mais chances teremos de conseguir trabalhos e viver fazendo o que amamos.


Muita gente me fala que basta ter talento para ser ilustrador. Eu não nasci desenhando. Todo bebê faz as mesmas garatujas. Nunca ouvi que alguém tenha nascido, deram um lápis para ele o bebê já desenhou igual a um Michelângelo.


Sim, algumas crianças desenham melhor que outras, mas isso é porque se interessam mais pelo assunto, passam mais tempo praticando, ainda que como lazer.


Bem como as crianças que jogam futebol desde pequenos. Treinam muito, aprendem fazendo, aplicando, e isso despretensiosamente, fazendo com que melhorem a cada dia, tendo prazer em melhorar por si próprios. Prazer em conseguir fazer algo melhor a cada dia.


Ainda assim alguns jogam melhor que outros, alguém dirá. Mas basta ver como é o treinamento de atletas nos EUA que vemos que ‘campeões’ são fruto de muito treino, disciplina e aquisição de habilidades.


E assim pode ser com o ilustrador também: disciplina, prática e aperfeiçoamento.


Para criar uma rotina diária, inscreva-se no Desafio Gratuito de Ilustração.


162 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page