Materiais que Utilizo - Tintas
top of page

Materiais que Utilizo - Tintas

Respondendo a perguntas que me fazem, pelo Facebook e email, resolvi fazer essa postagem para mostrar alguns materiais que utilizo na minhas ilustrações. Vamos começar pelas tintas:


A tinta que eu mais utilizo é a a acrílica. Uma das que mais gosto é a tinta Maimeri. Essa marca eu comprei quando tive a oportunidade de morar fora do Brasil, e é um pouco difícil encontrar por aqui. Mas como os potinhos são grandes, e a durabilidade dela é excelente, eu raramente tenho que comprar. Tenho algumas cores que utilizo há mais de 10 anos e a qualidade continua a mesma.




Porém, há cores que essa marca não tem, ou então a tonalidade não me agrada tanto. Por isso, uso muitas cores de outras marcas também. Vou falar um pouco mais sobre cada uma delas. Se desejar saber o preço ou adquirir algum material, eu coloquei um link nas imagens. Basta clicar sobre elas.


Le Franc & Bourgeois


Uso bastante essa marca, porque além de fluida, cobre bem também. Não deixa uma película muito plástica, o que facilita para usar o lápis por cima. Tenho muitas bisnagas desse tipo. Gosto bastante da consistência dessas tintas. As cores que mais utilizo dessa marca são:



Terra de Siena Queimada



Branco de Titânio


Rosa Ocre (No meu tubinho, que é mais antigo, está escrito Cor da pele). Com essa cor, eu vario as tonalidades adicionando outros matizes.


Liquitex


Essa tinta é uma das minhas preferidas também. :-) Pode notar que, em algumas fotos minhas, às vezes aparece um tubo grande bem amassadinho. É o tubo do Branco de Titânio que eu uso dessa marca. O branco, dependendo do efeito que quero dar, uso de marcas diferentes. O da Maimeri é mais fluido e o da Liquitex é bem encorpado.


Essa tinta Liquitex é ótima e fico muito feliz em poder comprar facilmente aqui em nosso país. Você encontra acrílico dessa marca em duas séries: Heavy Body e Basics.


LIQUITEX BASICS


A Basics é mais fluida e cobre menos, ou seja, tem que pintar mais camadas. A superfície fica mais plástica, mas tem custo menor. Boa e barata, melhor para quem está começando.



LIQUITEX HEAVY BODY


A Tinta Liquitex Heavy Body tem mais 'corpo', como já diz o nome, ou seja, é mais encorpada. Com pouca tinta, cobre bem a superfície e permite que se desenhe com o lápis de cor sobre ela. Boa para fazer detalhes com texturas também. Eu gosto muito da cor Cinza de Payne e é uma cor que aparece em quase todas as minhas ilustrações. Raramente (quase nunca) utilizo o preto. Eu recomendo mais a Heavy Body, pois acho que a qualidade compensa a diferença de preço em relação à Basics.


Também uso muito, como já visto antes, o Terra de Siena Natural...

Terra de Sombra Queimada...


Outras cores que utilizo bastante também são o azul ciano, o amarelo ocre e o terra de Siena queimada. Atualmente eu tenho muitas tintas e não tenho testado novas. Mas se você pretende começar agora e quer uma tinta de boa qualidade sem gastar muito, a marca Talens é muito bem conceituada fora do Brasil. Caso você queira testar antes se o acrílico é a sua praia e quer algo bom mas sem gastar muito, sugiro adquirir um kit de tinta acrílica com várias cores, como o da foto abaixo.



Em outra postagem, vou falar sobre os pincéis que mais utilizo. Até mais!

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page