Re-desenhando
top of page

Re-desenhando

Eu tenho recebido algumas mensagens por email falando da frustração que é não conseguir desenhar o que se imaginou de primeira. Isso acontece com todo mundo, mesmo com quem desenha há muito tempo. Muitas e muitas vezes, quando uma pessoa desenha, fica frustrada e acaba até desistindo de desenhar definitivamente.

Às vezes desenhamos e até desisitimos depois da primeira tentativa. Eu costumo dizer: que tal refazer e mudar o que não gostou? (Embora isso possa dar uma certa preguiça na gente, né?)


Mas é fato que a expectativa e a realidade nem sempre se assemelham. Às vezes eu imagino algo na minha cabeça mas a mão não obedece e desenha algo completamente diferente... Frustrante, eu confesso.


E às vezes faço um desenho num papel muito simples - até no verso de algum papel já usado - e fica legal. Aí eu fico chateada de não ter feito num papel melhor.


Mas sabe uma coisa? Eu acho que alguns desenhos ficam melhores em papéis velhos e guardanapos porque não estamos cobrando de nós mesmos, não temos expectativa e fazemos muitos rabiscos até chegar ao que queremos. É algo, diria eu, psicológico. Como o suporte (papel) é simples, não temos nenhuma expectativa de que deve ficar bom.


Agora, experimente usar um papel bom e uma tinta cara... dá medo até de desenhar com lápis 3H, que é o mais clarinho de todos.


Me conte: você não tem nenhum desenho que fez em algum guardanapo ou em algum pedaço de papel e que guardou porque ficou muito legal? Eu tenho, rsrs. (Conta aí nos comentários).


Hoje, por exemplo, eu tinha feito um esboço que tinha me agradado, mas como desenhei com lápis azul - que eu gosto muito - ficaram umas linhas e formas que eu não curti. Aí pensei: vou refazer e manter só o que gostei.

Uma boa alternativa, nesses casos, é usar uma mesa de luz (ou uma luminária dessas planas) para você colocar o desenho por baixo e re-desenhar alterando que não gostou.

Eu fiz um esquilo (para o livro que estou ilustrando no momento) e até gostei do resultado, mas no original eu tinha feito muitas linhas que não queria mais. Por isso, resolvi re-desenhar.



Se você não tiver uma mesa de luz ou uma luminária, uma outra alternativa é fazer igual às crianças: colocar o papel na janela e usar a luz do dia para re-traçar.

Uma ótima Páscoa a todos! Que o amor de Jesus ressurreto seja abundante na vida de vocês.

323 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page