Sua Ilustração Publicada?
top of page

Sua Ilustração Publicada?


Ilustrações de minhas alunas: Bia Segantini, Flavia Sansão e Lídia Barros,

publicadas no livro Doces Ilustres.


.......


Muita gente me escreve falando que quer ser ilustrador. São pessoas que às vezes já desenham, mas que sentem que ainda falta alguma coisa ainda em seu trabalho. Muitos até me escrevem: eu desenho todo dia, eu faço postagens, eu faço reels... o que mais preciso fazer?

Há vários passos que levam você ao seu objetivo. O primeiro deles, é claro, é ter interesse em desenho e ilustração. Além disso, é importante dominar outras habilidades relativas à área de ilustração infantil que, de fato, nem todos conhecem. Mas não é só isso e, vou te dizer a verdade, todo ilustrador tem um percurso diferente. De fato, em toda profissão acontece isso.

Porém, há algo que posso afirmar com certeza:

SUCESSO é o que acontece quando o PREPARO encontra a OPORTUNIDADE.

Ou seja:

SUCESSO = PREPARO + OPORTUNIDADE

Eu recebo inúmeras mensagens de aspirantes a ilustrador e ilustradores iniciantes, com as seguintes perguntas:

- Eu gosto de desenhar, como posso me tornar ilustrador?

- Como faço para começar?

- Fui convidado ou convidada para ilustrar uma história, mas como não conheço o processo, por isso acabei não fazendo, ou não pegando o trabalho.

Olha só essa última frase: "Fui convidado para ilustrar mas, como não conhecia o processo, acabei não fazendo".

Eu recebo muuuuuitas mensagens como essa: eu não sei como começar, não sei como fazer, não sei se preciso de contrato, não sei nada... e por isso... perdi a oportunidade.

Oportunidades não acontecem o tempo todo. E, por isso, é preciso estar preparado.

Eu também fui iniciante um dia, e empatizo com essas pessoas que me escrevem. Eu fico super feliz em saber que tive impacto positivo na vida de alguém, por isso, criei um Manual do Ilustrador gratuito, criei vídeos, criei aulas... enfim, sempre tentando ajudar a quem me procura.

Vindo de uma família sem tantas oportunidades e condições, eu valorizo MUITO quem corre atrás dos seus sonhos, quem investe em si mesmo, quem não desiste nem fica parado aguardando a sorte acontecer em sua vida. Desde cedo aprendi que é bom sempre estar preparado para as oportunidades, e nunca parei de me aperfeiçoar. A gente nunca sabe o que mais pode mudar nesse mundo em que a inovação não para de acontecer. Aquela história de ser ‘descoberto’ não existe. Temos que correr atrás de nossos objetivos intencionalmente.

Desde que comecei a minha carreira de ilustradora, recebo pedidos para ensinar a ilustrar. Mas foi só mesmo em 2016 que comecei a considerar essa possibilidade, pois uma plataforma americana me contatou para produzir um curso para eles. Na verdade, eles continuam me pedindo.

Aí eu pensei: com tanta gente aqui querendo ser ilustrador, por que eu não faço para as pessoas do meu país? Por que não ampliar essa possibilidade para as pessoas que me escrevem?

Mas foi só no ano passado, depois que uma pessoa começou a me escrever insistentemente, que comecei a produzir o meu curso online. Eu senti como se aquilo fosse um propósito. Comecei pensando numa só pessoa, mas, de fato, foi algo muito bom ver que havia muito mais gente querendo aprender comigo.

O curso começou e eu fiquei feliz com os comentários super positivos que comecei a receber. Porém, como professora, eu queria poder ajudar ainda mais a meus alunos. E pensei: Como motivar ainda mais quem está aprendendo? Qual é o sonho de todo ilustrador iniciante?

Sendo professora formada (além de Belas Artes, eu também fiz o magistério), sei bem que, para o aprendizado acontecer, temos que ter um motivo para a ação. Ou seja, motivação.

E a maior motivação para o ilustrador iniciante, a meu ver, é ter sua ilustração publicada.

E foi aí que criei uma oportunidade para quem deseja iniciar sua carreira de ilustração. Falei com meus alunos e muitos não poderiam, pelos mais diversos motivos. Mas para as que aceitaram, fiz uma aula ao vivo falando do processo, do que teriam que fazer, das datas, das condições e dos custos. Foi um projeto maravilhoso. Nosso livro já está disponível na Amazon e o livro impresso ficou pronto antes de ontem! E muitas já me escreveram que desejam repetir a experiência!

E foi aí que pensei: quero ajudar todo o ilustrador iniciante a ter sua primeira ilustração publicada.

Há inúmeras vantagens em passar por essa vivência.

Além de ajudar a aprender mais sobre ilustração infantil, composição, técnicas, narrativa, melhores materiais, enquadramento... quero oferecer, a quem desejar, a oportunidade de ver uma ilustração sua publicada num livro. E pode ser num eBook, como também num livro impresso. O(A) aluno(a) pode escolher aquilo que for mais conveniente para ele(a).

Eu ainda me lembro da primeira vez que vi uma ilustração minha publicada. Foi algo muito sonhado e esperado. Ainda hoje fico muito feliz em ver livros publicados com minhas ilustrações, mas o primeiro, de fato, a gente nunca esquece.

O fato de ter aquela ilustração não representou somente a realização de um sonho. Aquela ilustração publicada abriu muitas portas para mim. Fica comigo que vou te contar:

Não sei se você sabe, mas há muitas associações e coletivos de escritores e ilustradores de literatura infantil. Só que, pra você ser aceito como membro, o pré-requisito é ter uma ilustração publicada num livro.

Uma vez que você tenha publicado uma ilustração em livro, isso pode ser o seu passaporte de entrada para uma dessas associações. E você deve saber também que, para ser bem sucedido, tem que se cercar de pessoas que tenham interesses em comum. Pessoas que trabalham em áreas que são relacionadas ao que você faz.

Quando entrei para a associação de escritores e ilustradores de livros infantis, acabei conhecendo profissionais da área, até mesmo vencedores do prêmio Jabuti, o prêmio mais importante para literatura infantil no Brasil.

Fui convidada para ilustrar livros em parcerias, para participar de concursos, fui indicada para editoras, conheci editores pessoalmente e muitos outros profissionais da área. Posso dizer que essa primeira ilustração foi o pontapé inicial. Na verdade, foi a bola de neve, pequenina, que começou a crescer, crescer e que foi só ampliando a minha rede, bem como o meu aprendizado e experiência, o que possibilitou que eu conseguisse chegar onde estou. Eu recebo inúmeros pedidos de orçamento, mas hoje posso dizer que até escolho o que desejo ilustrar, graças aos conhecimentos que fui adquirindo.

Mas não só isso, o fato de você colocar no seu portfólio que você tem uma ilustração publicada mostra aos seus clientes que você já atuou profissionalmente. Isso é muito relevante: quando um cliente vê que você já tem algo publicado, isso mostra não só o seu profissionalismo, mas também dá mais segurança a ele de que você já sabe como é processo, que conhece a área, os jargões, cumpre datas e vai entregar a ilustração no formato que ele pediu. E isso é algo que faz muita diferença num profissional de nossa área.

Nem todos conhecem o processo de publicação de um livro. Somente os que passaram por essa experiência é que sabem de verdade. A teoria é interessante, mas nada como passar pela experiência, errar e acertar, passar pelos perrengues. É como digirir: só na teoria, você não pode dizer que é um motorista. A verdade é que, só depois de ter guiado um carro é que você pode, de fato, dizer que sabe dirigir. E é o mesmo com um processo de publicação: você até pode dizer que é um ilustrador de livros infantis, mas se não tiver publicado pelo menos uma ilustração, muita gente vai considerar que você não é ainda um profissional da área…

E mais: sua ilustração num livro, seja eBook ou impresso, pode chegar a milhares de pessoas, sendo vitrine de seu trabalho. Já imaginou quantas pessoas vão ver o seu trabalho no livro?

Além disso, não há nada como ver seu nome estampado numa publicação, seja na capa, seja no interior do livro, acompanhando o seu trabalho. Você já parou pra pensar que, daqui a muitos anos, alguém vai folhear esse livro e admirar seu trabalho? E que você também poderá olhar essa primeira ilustração e pensar: esse foi o primeiro degrau da escada rumo a onde estou hoje?

Toda jornada começa com o primeiro passo: e uma ilustração publicada pode ser esse seu primeiro passo em direção não só à maior visibilidade, mas também a novos clientes.

Alguns de meus livros foram resultado de alguém que folheou livros anteriores que eu tinha feito. E isso pode acontecer com você também.

E a admiração de amigos e familiares? A oportunidade de presentear alguém com uma publicação onde você tem uma ilustração? Já imaginou?

Mas há mais benefícios ainda: ter uma ilustração publicada não só muda a forma como os outros vêem você, muda também o seu mindset. Você fica mais confiante e também percebe que, com o conhecimento que adquiriu, pode aceitar novos trabalhos e novos desafios.

Ao dizer que você trabalha com ilustração, uma das primeiras perguntas é: o que você já ilustrou? Eu conheço algum trabalho seu? Ao ter uma ilustração publicada, a credibilidade é praticamente instantânea.

Isso acontece muito. Sempre que digo que sou ilustradora, me perguntam quais trabalhos já fiz. Ao mostrar que você tem um livro publicado, você vai notar como o respeito a admiração aumentam nas pessoas com quem você fala.

Contra fatos não há argumentos: ninguém pode contestar o que está impresso numa página.

Já imaginou a sua ilustração, num livro, disponível na maior empresa de comércio de livros do mundo? Sua ilustração num livro que estará disponível não só no Brasil, mas nos EUA, Espanha, Itália, França, Escandinávia, Inglaterra, Japão e até Índia, sem falar em outros países?


Na semana que vem vou abrir as inscrições para meu curso em 3 modalidades, ou também podemos chamar, 3 pacotes:


  1. Pacote Era Uma Vez - Curso online de ilustração infantil (sem vivência nem publicação)

  2. Pacote Felizes Para Sempre - Curso + Vivência + Publicação em eBook

  3. Pacote Fada Madrinha - Curso + Vivência + Publicação em eBook, livro impresso + 1 apreciação da sua ilustração*

Eu vou explicar melhor sobre os pacotes na próxima postagem.


*Essa apreciação se trata de uma opinião ou uma análise minha da ilustração que será publicada, que farei por escrito via email. O pacote Fada Madrinha contempla 1 (uma) análise/apreciação da ilustração que será publicada no livro e, de preferência, em andamento.


Eu gostaria muito de poder olhar todas, mas infelizmente meu tempo está muito escasso.


E embora eu goste de receber as ilustrações dos alunos, responderei apenas para quem for do pacote Fada Madrinha. Apreciar, analisar a composição, os personagens, cenários, etc... numa ilustração leva tempo, e como estou com vários projetos de ilustração para os próximos meses, optei por limitar o tempo para essa análise. Por isso, desde já peço desculpas a quem me enviar e eu não responder, mas a cada dia recebo mais e mais mensagens. Assim, para quem desejar ter um feedback a respeito da ilustração que fará para o livro, no pacote Fada Madrinha, eu ofereço a prioridade em ter sua ilustração comentada. Agradeço a todos pela compreensão! :-*

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page