TRABALHANDO COM GRAVURA
top of page

TRABALHANDO COM GRAVURA

Estou no momento fazendo algumas ilustrações para um livro escrito em estilo cordel. O autor queria ilustrações coloridas. Porém, a xilogravura, característica do cordel, é geralmente em preto e branco.


Eu sou fascinada por xilogravura. Acho que o cordel e a xilo combinam de modo especial e também queria a oportunidade de fazer algo diferente. Entramos, então, num acordo e fiz algumas imagens coloridas para o livro, sem perder a característica da gravura.


Para começar, utilizei o linóleo para fazer as imagens. Particularmente, eu gosto muito de trabalhar com a linoleogravura.


Veja o processo:


Fiz o rascunho:



Depois desenhei no linóleo. O linóleo é muito utilizado para gravura. Então, comecei a retirar as partes que queria que ficassem em branco, com as goivas apropriadas.



A reprodução com a tinta para gravura ficou assim:


Mas como o autor queria uma imagem colorida, finalizei a ilustração no computador.


Foi muito bom fazer algo diferente. E o texto do livro é lindo. Quanto ao processo de gravura, utilizei o linóleo como base. Para fazer os sulcos, usei goivas (também chamadas de formão), como nas imagens abaixo:


A tinta usada foi essa:


Para espalhar a tinta, utilizei um rolinho apropriado.


Veja também como é a placa de linóleo.


Eu usei papel de seda para fazer a impressão da gravura. É preciso espalhar bem a tinta para que toda a área que ficou em relevo fique bem escura. A vantagem da gravura é que dá para fazer várias cópias.


A xilogravura é a técnica mais antiga para produzir gravuras, e seus princípios são muito simples. Basta retirar as partes que você não quer que tenham cor na gravura, de uma superfície plana (madeira, linóleo), com o auxílio de ferramentas de corte e entalhe (goivas). Após aplicar tinta na superfície, você coloca um papel sobre a mesma. Ao aplicar pressão sobre essa folha, a imagem é transferida para o papel. Você pode usar uma prensa. Eu, como não tinha prensa em casa (como a maioria das pessoas), usei uma colher (isso, colher de sopa mesmo).


Se tiver alguma dúvida e quiser saber mais, entre em contato. Abs!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page