Você quer ter sua ilustração publicada?
top of page

Você quer ter sua ilustração publicada?

No ano passado, depois que me pediram bastante, comecei a oferecer um curso online de ilustração infantil. O Curso Online de Ilustração Infantil Ateliê Ilustre.


Com o objetivo de motivar e aplicar os conhecimentos do curso, ofereci aos meus alunos a possibilidade de fazermos um livro ilustrado em conjunto. Algumas alunas - somente as meninas, dessa vez - aceitaram o desafio e, juntas, fizemos um livro ilustrado com receitas.


Mas por que receitas?


Para fazer um livro, são necessárias várias pessoas. Um dos componentes fundamentais do livro é o texto. Sim, há vários livros ilustrados sem texto, mas na maioria das vezes o livro infantil tem texto.


Para que todas pudessem ilustrar algo que fosse significativo para elas, propus que cada uma escolhesse uma receita que fosse de família ou que gostasse, e me enviasse para que pudéssemos começar o processo. Exatamente como acontece numa situação real: o autor envia o texto para o editor - nesse caso, eu - e a partir daí o livro vai sendo definido: número de páginas, ilustradores, tamanho do livro, orçamentos, revisão, diagramação... etc.


Outro fator que nos motivou a escolher a receitas foi para não nos preocuparmos com direitos autorais, pois assim cada ilustradora teria os direitos sobre as suas. As receitas também permitem um imaginário ilustrativo muito rico e variado.


Durante esse tempo, as alunas puderam aplicar o que aprenderam no curso - e buscaram rever o que tinham aprendido, uma vez que tinham onde aplicar. Tornou-se algo muito mais interessante e até divertido.


Além dos conhecimentos do curso, desenvolveram suas habilidades e aprenderam aspectos técnicos da produção do livro que não teriam imaginado se não tivessem vivido essa experiência ou, por que não, essa vivência.


Agora que estamos finalizando, estou feliz em ter podido oferecer essa oportunidade. E você vai poder apreciar o trabalho das meninas daqui a alguns dias, pois estará disponível na plataforma da Amazon como e-book. Como é um projeto do curso, não terá custo.


Também fizemos livros impressos, e cada aluna receberá uma quantidade conforme pedidos individuais. Esses poderão ser comercializados pelas ilustradores ou doados como presente para familiares e amigos.


Daqui a alguns dias vou abrir as inscrições para o curso, agora em duas modalidades: somente o curso (como era antes) e também para a vivência da profissão, onde o aluno irá trabalhar com datas de entrega, planejamento do trabalho, tipo de arquivo, resolução, processo gráfico, etc.


O objetivo é proporcionar um ambiente simulado de um processo de ilustração profissional onde, se o aluno tiver alguma dificuldade, possa sanar suas dúvidas, aprender a evitar ou resolver antes que inicie um trabalho profissional. Ou seja, para que nada de errado ocorra quando ele for contratado por aquela editora com a qual tanto sonha trabalhar. :-)


Eu posso dizer que sou muito abençoada por ter alunas tão queridas como as que tenho agora. A vivência que fiz com minhas atuais alunas foi um processo muito desafiador, mas foi tão interessante e gratificante, que decidi oferecer novamente aos novos alunos. S2


Se você tem interesse em participar, fique atento(a), porque vou abrir as inscrições em breve. A produção de um livro leva tempo e, portanto, quem começar agora terá uma ilustração publicada em novembro desse ano. Até posso abrir as inscrições para o curso novamente esse ano, mas quem se inscrever depois, só terá sua ilustração publicada no ano que vem (se eu continuar oferecendo a vivência).


Veja o que os alunos estão dizendo:


































403 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page