É preciso ter graduação para ser ilustrador?
top of page

É preciso ter graduação para ser ilustrador?



Sempre recebo mensagens com perguntas sobre o que é preciso para ser ilustrador. Algumas perguntas que me fazem também são:


Preciso de graduação para ser ilustrador?


Que curso posso fazer para ser ilustrador?


Antes de entrar nessa pergunta, queria ressaltar algumas características que considero importantes para poder responder a isso.


Em primeiro lugar, acredito que para ser ilustrador você precisa ter algumas características:


1. Ser apaixonado por ilustração

2. Ser persistente

3. Ser ousado

4. Ter habilidades artísticas

5. Ter conhecimentos específicos da área


SER APAIXONADO POR ILUSTRAÇÃO


Como em toda área artística, ou você é fascinado e apaixonado pelo que faz, ou você não vai continuar trabalhando com isso. O começo é mais difícil, e é preciso ter paciência para ver os resultados. Porém, depois que você conhece mais como funciona, desenvolve o seu estilo, sabe onde e como encontrar trabalho, aí vai ficando mais fácil. Porém, só quando você curte muito o que faz, acredita no seu valor, é que você vai se valorizar e poder viver de ilustração. Caso contrário, se considerar que é um hobby, ou que desenhar já é tão legal que não posso cobrar muito por isso, poderá desvalorizar o que faz e cair na armadilha de cobrar pouco pelo que faz.


É claro que existem imagens gratuitas e até de preço muito baixo na internet, mas quando alguém precisa de algo específico, essa pessoa tem um problema. E é você, ilustrador(a), que vai apresentar a solução ‘visual’ para ele. Portanto, ele não estará lhe pagando somente um desenho ou uma ilustração, mas uma solução personalizada. Por trás dessa imagem, você tem uma bagagem que tem valor. E é por isso que tem que gostar muito do que faz e valorizar a sua profissão.


Tem gente que acha que, só porque somos felizes em nossas profissões, já temos a nossa ‘recompensa’. Ouvi que 75% dos americanos odeiam o seu trabalho. É provável que aqui no Brasil também seja assim. Porém, se alguém escolheu mal, não é sua culpa de ter um trabalho que você gosta. Não é por isso que você tem que ser mal remunerado.


SER PERSISTENTE


Muitas vezes começamos nossa carreira aos ‘trancos e barrancos’. Um trabalho aqui, outro lá... e as contas chegando... a preocupação também... Enfim, todo profissional liberal começa com poucos clientes. Um médico, dentista, músico, arquiteto... A maioria se forma e tem que correr atrás de clientes. Enfim, é necessário persistir e buscar oportunidades.


Mesmo que você tenha que começar com um trabalho diferente – eu estudei administração e trabalhei por 6 anos nessa área antes de me tornar ilustradora – não desista e trabalhe nas horas vagas com ilustração. Faça cursos, desenhe, conheça mais sobre o mercado. Quem acredita, sempre alcança. Sou prova disso. Não tenho nada de especial. Nasci numa família simples, com bem poucos recursos. Se eu consegui, você também vai conseguir.


SER OUSADO


Posso dizer que já nasci querendo trabalhar com arte. Nem sempre fui compreendida. Quem trabalha nessa área, é visto como excêntrico. É quase uma ousadia você querer trabalhar com algo tão diferente do normal. Então, vamos correr atrás do nosso sonho e que sejamos ousados! Ouse viver uma vida com propósito.


TER HABILIDADES ARTÍSTICAS


É um fato que para trabalhar com ilustração uma pessoa precisa ter certas habilidades artísticas. Existe a ideia de que para desenhar é preciso ter talento. Eu concordo que algumas pessoas já nascem com uma aptidão para o desenho, isso é fato. Mas também acho que é possível desenvolver essa habilidade. Na verdade, eu acho que a prática e o estudo que levam ao desenvolvimento. Há um ditado em inglês que diz (e eu sempre repito aqui):


Hard work beats talent when talent does not work hard.

(O trabalho duro supera o talento quando o talento não trabalha duro).


Então, eu acho que muitas pessoas até tem aptidão, mas não buscam melhoria, o que faz com que outros, que nem teriam tanto ‘talento’, passarem a desenhar melhor que eles.


É aqui que eu começo a responder à pergunta do início:


PRECISO TER GRADUAÇÃO PARA SER ILUSTRADOR?


Na verdade, não é preciso uma graduação para atuar na área. Porém...... são necessárias certas habilidades. E muitas delas podem ser obtidas fazendo uma graduação.

Para ser ilustrador, é preciso ter habilidades de desenho e não, não precisa ser hiper-realista nem mesmo realista. Mas uma certa habilidade em transformar texto em imagem é necessária.


A graduação em artes, por exemplo, pode lhe ajudar a se aperfeiçoar em desenho, perspectiva, teoria das cores, anatomia, luz e sombra, história da arte, técnicas variadas, quais materiais usar, como armazenar, quais os mais adequados, como representar as imagens numa ilustração, quais as estratégias de composição... sem falar que em 4 anos você vai desenhar muito. Ou seja, serão muitas horas dedicadas à prática da profissão.


Repetindo a pergunta: é necessário graduação para atuar na área? Não, porém é importante procurar conhecimento sobre os temas que mencionei acima. A grande vantagem da graduação é que alguém já elaborou um curriculum e providenciou os professores para lhe ensinar o que precisa. E é por isso que acaba sendo conveniente, pois você paga uma mensalidade e a instituição se preocupa em lhe ensinar o que é necessário. É um modelo de ensino usado há muito tempo, e funcionava bem até começar a pandemia.


Desconheço uma graduação em ilustração no Brasil, mas a graduação em artes pode ajudar em partes. E, além de tudo isso, ainda recebemos um diploma ou certificado ao concluirmos, o que demonstra que obtivemos os conhecimentos necessários para atuar em determinada área, e que garante à sociedade que fomos testados e aprovados, reconhecidos como indivíduos que tem habilidades na área.

Mas... e se fazer uma graduação não for possível?


Além disso, a graduação em artes é genérica, e ensina mais a parte artística da área de ilustração. E quanto aos outros conhecimentos necessários?


É aí que entro no quinto ponto das características que considero essenciais:


TER CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA


Como criar personagens, elaborar narrativas visuais, enquadramentos, pontos de vista, ambientação da história, etc?


Eu trabalho com técnicas tradicionais, mas se o objetivo for trabalhar com ilustração digital, há ainda a necessidade aprender a utilizar softwares específicos.


Quando eu comecei a trabalhar na área, eu tinha a graduação em Pintura pela Accademia di Belle Arti di Venezia. Como meu objetivo era trabalhar com ilustração infantil, fiz cursos de aperfeiçoamento na área. Aprendi muito com eles, com a prática e pesquisando sobre todos os aspectos necessários para ilustrar para crianças. São muitos anos na área.


Como hoje vivemos num mundo muito diferente, onde tudo está na ‘ponta dos dedos’, cursos online também podem ser muito úteis para o desenvolvimento do artista/ilustrador.

O ensino a distância veio para ajudar quem não tem condições de fazer um curso presencial. Seja por motivos financeiros, ou porque mora em algum lugar muito remoto, ou porque trabalha o dia todo e não tem tempo, enfim, nunca antes houve tanto acesso à informação e tantas oportunidades. Basta se planejar. Atualmente, então, com a pandemia, o curso online se tornou quase a única opção.


Eu mencionei aqui há algum tempo que estava produzindo um curso sobre ilustração infantil. Estou finalizando e, no início de novembro vou abrir as inscrições. Quem tiver baixado o meu livro sobre a carreira do ilustrador receberá um email avisando. Esse curso foi muito pedido pelas pessoas que me seguem aqui no blog e nas redes sociais. Serão mais de 80 aulas ensinando a ilustrar, em técnicas tradicionais, como lápis de cor, aquarela e acrílico – que é a técnica que mais uso - com aulas sobre tudo que acho importante quando criamos uma ilustração infantil. Ilustração infantil é muito mais do que fazer um desenho colorido. O objetivo maior desse curso é ajudar o aluno a construir um portfólio, pois é isso que faz com que você possa ingressar no mercado de trabalho como ilustrador. Será um curso destinado a iniciantes, mas quem já desenha e deseja aprender mais sobre ilustração infantil, poderá se beneficiar também.


Porém, independentemente se você vai fazer uma graduação na área de artes, se vai fazer um curso de aperfeiçoamento, um curso online, ou estudar e praticar sozinho, um conselho importante que me atrevo a dar é: quanto antes você começar, antes desfrutará dos resultados. Nada pior do que chegar a uma certa altura na vida e pensar: por que não comecei antes? Por que não realizei meu sonho?


Concluindo, embora não seja essencial, um diploma ou certificado na área tem muito valor. Entretanto, você pode ter disciplina e estudar sem a necessidade de uma graduação. O que o cliente vai querer ver é o seu portfólio. Então, produza. E produza muito! Para o cliente, seu diploma não quer dizer nada. Ele não vai pedir pra ver o seu diploma. Ele quer ilustrações. Se o seu portfólio for bom, é isso que importa.

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page