Hábitos do Artista Produtivo – 2० Hábito
top of page

Hábitos do Artista Produtivo – 2० Hábito

Como disse no hábito anterior, ‘a prática leva à perfeição’. Entretanto, muitas vezes a palavra ‘perfeição’ toma um significado muito intenso, chegando ao limite do inatingível.


Com a intenção de fazer sempre melhor, nos tornamos perfeccionistas. E não tem coisa mais procrastinante do que tentar atingir a ‘perfeição’. Mesmo porque, o conceito de ‘perfeição’ varia de pessoa para pessoa.

Aí você tá fazendo um esboço e pensa: ‘isso não está bom, melhor apagar e refazer’. E fica trabalhando no mesmo esboço durante muuuito tempo. 




2० Hábito – Produza e busque aperfeiçoamento, não a perfeição

De modo algum estou dizendo que não devemos buscar sempre melhorar. Pelo contrário: o resultado da sua arte é fruto do aperfeiçoamento. Porém, só conseguimos um bom resultado quando focamos também na quantidade de trabalhos que produzimos.


Como tudo na vida, dificilmente vamos atingir um bom resultado trabalhando pouco.

Como tudo na vida, dificilmente vamos atingir um bom resultado trabalhando pouco. Devemos sempre desejar aprimorar nosso trabalho. Entretanto, quando atingir a ‘perfeição’ se torna um obstáculo, devemos repensar o que estamos fazendo. 


O que quero dizer é que, se você faz um desenho hoje e não ficou como você queria, não desista. Continue praticando, praticando, praticando… “Vire a página” (ou arranque!) e comece outro.


Você pode até voltar naquele primeiro desenho dali a alguns dias. Isso vai lhe dar uma outra perspectiva. Essa é uma prática que adoto e eu volto com disposição renovada para ‘enfrentar’ o desafio de terminar aquela obra. 😃


Mas, e no caso de um trabalho comissionado, em que você tem uma data limite para entregar?


Quando estou trabalhando em um livro, geralmente tenho em torno de 20 ilustrações para fazer dentro de um certo período de tempo. Já tive que fazer livros com 32 ilustrações em 30 dias, mas também já tive livros em que havia em torno de 24 ilustrações e eu tinha 90 dias para terminar. 


Tenho o hábito de planejar tudo antes, fazer os esboços, a boneca do livro, e por fim efetivamente começo a pintar. Como eu faço ilustrações com tinta acrílica, e frequentemente tenho que esperar secar uma camada para passar para outra, aproveito esse tempo para fazer um fundo de uma nova ilustração, pintar algum detalhe em outra, ou até mesmo trabalho em duas ao mesmo tempo. 

Isso aumenta em muito a nossa produtividade, o que é relevantíssimo para o ilustrador profissional, principalmente quando você tem que entregar ilustrações em uma data limite muito próxima. Sem falar que pode acontecer de aparecer dois trabalhos no mesmo mês.


Como somos profissionais liberais, e cada mês é uma surpresa, não podemos nos dar ao luxo de recusar trabalho. A não ser, é claro, que vá contra os seus princípios (mas sobre isso falarei numa outra oportunidade).


Para que possamos produzir um número significativo de ilustrações, é essencial que tenhamos um lugar adequado, organizado e com os recursos, como papel, lápis, tintas, pincéis, etc.


A ideia de que a criatividade se dá no caos, pelo menos para mim, não funciona. Muitas vezes, um lugar organizado nos deixa com a mente focada no que estamos fazendo e a nossa produtividade aumenta.


Por isso, mantenha seu ambiente com um mínimo de organização. Sei por experiência que é difícil. Mas imagine você começar a trabalhar numa ilustração e não conseguir achar aquele pastel seco que você está precisando naquele exato momento? Falo por experiência: quanto tempo eu perco porque às vezes não acho a cor que eu queria?


Portanto, acredito que ter um ambiente propício, ainda que não seja perfeito, e produzir bastante, tentando sempre aperfeiçoar seu trabalho, é imprescindível para alcançar seu objetivo.


Concluindo, quando você está num percurso artístico, todos os dias você vai buscar fazer melhor. E dificilmente vai ficar estagnado. O artista sempre busca algo. Se conseguiu atingir o seu objetivo hoje, amanhã já estará tentando fazer algo diferente e, em muitos casos, algo que considera melhor do que o que fez ontem. Mas isso só se consegue desenhando, ilustrando, pintando, enfim: produzindo… e muito! 😉


Por isso, a melhor forma de buscar a aperfeiçoamento é produzir bastante, e não procurar fazer perfeito. Permita-se errar e fazer de novo, até que chegue num resultado que te agrade. :-) 1o Hábito - Clique AQUI



70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page