Materiais & Ilustração
top of page

Materiais & Ilustração

Quando entro numa loja de materiais artísticos, me sinto de certa forma desorientada. São tantas as possibilidades e tantos materiais, que fico deslumbrada.



Existem milhares de coisas nessas lojas, mas a verdade é que a arte não precisa de materiais caros nem complicados para ilustrar. A oferta e variedade maiores e uma questão de marketing, mas não quer dizer que você precisa de tudo isso pra fazer suas ilustrações.

Na verdade, com papel e um lápis, uma pessoa tem condições de fazer uma ilustração linda. Do mesmo modo, com softwares caros, alguém que não tem habilidade com desenho e com o software, por mais que tenha programas maravilhosos, pode não consegui fazer nada.


Então, fazer uma ilustração não é questão de ter materiais dos mais caros e sofisticados. É claro que, se você tiver um pincel adequado, e um papel pra desenho, o resultado pode ter mais qualidade. No entanto, mesmo esses materiais mais específicos não precisam ser dos mais caros. Há pincéis baratos que são muito bons.


Quantas vezes não compramos um material que custa um pouco mais e ficamos esperando aquele momento especial, para fazer aquela obra de arte especial, e não usamos por medo de estragar? Se você comprar um papel muito especial, pode até ficar com medo de usar e isso pode até inibir a sua criatividade. Pode até pensar que está “desperdiçando” material ao ficar com medo de errar. Eu confesso: tenho uns papéis especiais, de algodão, para aquarela. Tem muitos anos que comprei e economizo ao máximo. Vou usando aos poucos para “poupar”. Acredito que produzir arte dependa de alguns fatores: certa habilidade, recursos materiais e tempo.

Se alguém tem lindos materiais, papel de algodão, pincéis de pelo de marta, mas não sabe o que fazer com eles, conseguirá ter um bom resultado?


Se tiver bons materiais e habilidade, mas se não empregar o tempo necessário no projeto, conseguirá um bom resultado? Ou, ainda que fique bom, se tivesse empregado mais tempo, será que não teria feito algo melhor?


Portanto, sugiro que compre materiais de bom custo benefício. Não aqueles tão baratinhos, que nem aparecem no papel quando você pinta – tipo escolar – mas também não precisa de uma caixa de lápis no valor de um salário-mínimo. E existem algumas assim. São, de fato, materiais de muita qualidade, mas há materiais muito bons que dão ótimos resultados.

Algumas sugestões pra começar:

Ilustrações com Lápis de Cor

Papel 120 a 180g/m2 (eu prefiro 180g/m2)

Lápis H-HB-2H

Borracha

Apontador

Lápis de cor aquarelável ou bem macio


Para ilustrar com aquarela

AquarelaPapel 300g/m2

Lápis

Borracha

Apontador

Pincéis de cerdas macias (chato, redondo, fininho)


Para ilustrar com tinta acrílica

Tinta acrílica de várias cores

Papel 300g/m2

Lápis

Borracha

Pincéis variados

65 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page