Materiais que Utilizo - Pincéis
top of page

Materiais que Utilizo - Pincéis



Continuando a falar sobre os materiais que eu uso em minhas ilustrações, hoje vou falar sobre pincéis.


Pincéis são instrumentos artísticos relativamente caros. E como o acrílico é uma tinta que desgasta, eu costumo utilizar pincéis mais baratos. Os que mais utilizo são as marcas nacionais. Além disso, tendo experimentado alguns que comprei fora do Brasil, vejo que a qualidade deles é ótima. Alguns pincéis que comprei nos Eua são maravilhosos, mas foram muito caros. Eu acabo poupando esses pincéis e, como uso bastante, compro dos mais baratinhos mesmo.


Dependendo do efeito que quero obter, uso vários tipos. Vou falar um pouco sobre cada um deles.


Pincéis Chatos: Uso de vários tamanhos, para espalhar a tinta, dar efeitos e até para misturar cores, às vezes.


Abaixo algumas imagens dos pincéis que uso. (Eu inseri links nas imagens, para você poder saber o preço na loja online onde eu costumo comprar e facilitar para encontrar exatamente o que estou usando.











Os pincéis abaixo são de cerdas mais macias. Gosto de usar esse tipo quando quero fazer superfícies lisas, sem texturas e com poucas marcas de cerdas.


Gostei demais desse pincel abaixo. Desliza bem a tinta e permite um bom controle que facilita até chegar aos cantinho sem precisar trocar por um pincel menor. Ótimo custo x benefício.

Esse pincel também me agradou bastante.

Mais uma opção para você testar e comparar, podendo assim decidir qual tipo mais gosta.


Pincéis Redondos: Uso somente dos mais finos, para fazer detalhes e dar acabamento. Gosto de cerdas sintéticas macias e cuida bastante deles, pois estragam com facilidade se forem deixados na água. Uso tanto para fine arts como para artesanato.






Todos esses pincéis, e alguns outros que já estão em estado 'vegetativo' aqui em meu ateliê, são utilizados em minhas ilustrações. Há um que tenho e gosto muito também, que é um verde da Tigre, mas que já saiu de linha há muitos anos. Na época, eu comprei uns 20 numa oferta e tenho deles até hoje. São ótimos para efeitos, chatos e de cerdas sintéticas. Se eu encontrar em algum lugar, escrevo aqui. Espero que tenha sido útil a minha explicação e eu tenha respondido ao que desejam saber. Se tiver alguma pergunta sobre o assunto, basta me escrever. :-*

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page